Curtindo O Mundo

"Wanderlust"

Como escolher a sua mochila cargueira

deuter-aircontactpro-1

Em 2011 fiz uma viagem de 14 dias para Europa. Na pesquisa sobre a viagem que iria fazer me deparei com uma dúvida, que tipo de bagagem usar. Muitas das pessoas com quem conversei diziam: cuidado com excesso de peso, as cidades antigas tem muita escada pra subir, não leve mala muito grande, opiniões assustadoras de todo tipo. Abandonei a ideia de levar um mala e fui atrás de uma mochila cargueira que atendesse as minhas necessidades e servisse para muitas viagens.

Durante a pesquisa por uma nova mochila descobri uma enormidade de detalhes e finalidades que as mochilas possuem. Como tipo de tecido, tipo de acesso, com rain cover (capa para chuva), com transport cover (bolsa de viagem), com mochila de ataque acoplada, enfim muita coisa. Além da divisão dos tamanhos por litros.

Colocarei aqui algumas informações úteis, que me ajudaram e muito na escolha da minha mochila.

 De acordo com o tamanho:

  • Até 15 litros: Hidratação, fast run e bike.
  • 15 a 25 litros: Para o dia a dia.
  • 25 a 40 litros: O tamanho ideal para um final de semana.
  • 40 a 60 litros: Pode acomodar volume de uma viagem de 3 dias à 1 semana.
  • 60 ou mais litros: Tamanho expedição, Ideal para viagens de mais de uma semana. É utilizada para os “mochilões”.
  • O máximo sugerido é de 85 a 90 litros.

Recursos para procurar na sua mochila:

  • Acesso: Verifique se existem acessos alternativos ao interior da mochila. Quando a mochila tem somente o acesso superior (como uma sacola), muitas vezes você precisa tirar quase tudo só para pegar algo dentro dela. Recomendo para viagens longas as mochilas com acesso lateral, além do acesso superior.

    Abertura Horizontal

  • Fechamento: Certifique-se de cada compartimento da sua mochila possui dois zíperes que possam ser fechados com lacre ou cadeado. Isso ajudará a proteger os seus pertences quando você deixar sua mochila na pousada, ou em um guarda-volume.
  • Algumas vem com transport cover embutido no fundo da mochila, que nada mais é do que uma bolsa utilizada para despachar a mochila. Muito importante quando se viaja de avião, pois a bolsa protege as alças, que podem ficar presas na esteiras dos aeroportos e acabam a danificar a mochila.
  • Apoio de cintura ou barrigueira: Como você apóia o maior peso da mochila no quadril, certifique-se o apoio é confortável ao atrito. Ajuda a deixar a mochila junto ao corpo, facilitando o deslocamento.
  • Alças acolchoadas tornam o transporte da sua carga mais confortável. Se as alças não forem alcochoadas podem durante um longo percurso e a depender do peso utilizado, acabar ferindo os ombros.
  • Fitas de compressão lateral. Nunca são demais, podem ser um bom lugar para colocar um colchonete isolante térmico, transportar um bastão de trekking, garrafa d’água, etc.
  • Abertura do compartimento inferior. As mochilas com divisão para o fundo são incrívelmente práticas, pois nos permitem acessar o interior sem desfazer ou desorganizar a mochila. Essa região é utilizada para guardar sapato, tênis, saco de dormir e até mesmo roupa suja.
  • Porta-bastões. Se é uma viagem de caminhada (trakking, montanhismo, travessias, etc) essas fitas são importantes para guardar seus bastões de caminhada quando não utilizá-los, mantendo assim suas mãos livres.
  • Cinto peitoral. Tem mochilas que incorporam uma fita com regulagem na altura do peito para evitar seu balanço excessivo. mas não se esqueça de afrouxá-lo na subida.
  • Fitas de tensão para a parte superior. Regulam a mochila para que esteja mais próxima do pescoço e não te desequilibre.

Existem mochilas para mulheres, com distância entre as alças e região lombar diferentes a das pensadas para o homem. Além disso, as alças e o cinto abdominal, peça esta última indispensável para repartir a carga entre as regiões mais fortes do corpo.

Definido então alguns pontos importantes para a compra da mochila. Priorizei a ergonomia, o conforto, a resistência e por último a relação custo x beneficio.

Para quem pretende viajar é necessário realizar um planejamento detalhado. Um dos mais importantes é a escolha da bagagem que irá à mala ou na mochila. Existem diferenças nos itens de uma bagagem para uma viagem a trabalho, ou para uma viagem turística. São equipamentos diferentes que podem ajudar a diminuir o peso e evitar incômodos na hora de manejar sua bagagem.

Para uma viagem de curta duração é aconselhável o uso de uma mochila. Leve o necessário e evite carregar muitas roupas e acessórios que, na maioria das vezes, aumentam o peso sem necessidade. Paraviagens de aventura ou mais informal, optar por uma mochila equipada para isso pode ser também uma ótima escolha.

Pensando em facilitar os aventureiros, mochilas com estruturas internas são as mais utilizadas para mochileiros. Esse tipo de mochila conta com uma estrutura já embutida na bolsa permitindo liberdade de movimentos e menos peso, contudo, com a mesma quantidade na bagagem. Se em um roteiro a pessoa necessitar de seus pertences pessoais, uma mochila com diversos e amplos compartimentos são indicados.

Tendo atenção em todos os detalhes e organizando da maneira certa sua mochila, sua viagem será mais tranquila com todos os pertences necessários.

Anúncios

4 comentários em “Como escolher a sua mochila cargueira

  1. Cecy
    28 de junho de 2012

    liked it so much, thank you.http://www.bracketball.net

    • Mateus
      29 de junho de 2012

      The instructions are good to buy a backpacking trip.Thank for your visit.

  2. Som do Som
    23 de junho de 2012

    Tenho vontade de fazer um mochilão tb!! Só não curto muito viajar sozinho!! Muito bacana o blog, legal vc compartilhar as suas experiências!!

    • Mateus
      23 de junho de 2012

      Também não gostava de viajar sozinho, mas a liberdade é um grande trunfo em viajar sozinho. No mochileiro.com tem foruns legais onde pessoas se encontram no meio da viagem ou até mesmo fazem viagens juntos, em grupo.
      O melhor de compartilhar exeperiências, é poder trocar idéia com as pessoas que já viajaram ou pretendem viajar.
      um abraçø

Comente, comment, Kommentar, コメント, reactie, ความคิดเห็น!!! Obrigado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 20 de junho de 2012 por em Dica, Viagem e marcado , , , , , , , , , .

Translator

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros seguidores

Próxima Aventura

20 de novembro de 2014
Bora viajar

Visitantes

Map

Estatísticas do Site

  • 22,881 hits

Blog Curtindo o Mundo

Autor

%d blogueiros gostam disto: