Curtindo O Mundo

"Wanderlust"

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

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Recentemente fui fazer uma visita guiada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, depois de um tempo fechado por conta das avarias em seu prédio anexo (usado para venda de ingressos e ensaios) causadas pelo desabamento de três prédios vizinhos, em janeiro (2012).

Vista da Cinelândia

Vista da Cinelândia

Você pode conhecer o teatro de duas maneiras, uma indo assistir um espetáculo ou através de uma visita guiada. Prefiro a visita já que saberá um pouco da história do teatro desde a sua construção.

Teatro

Teatro

Música

Música

Dança

Dança

Visitas de terça à sexta (11h,12h, 14h, 15h e 16h) e sábado (11h, 12h e 13h).

Ingresso: 10,00 (inteira) 5,00 (meia)

Lotação por visita: 30 pessoas

É bom olhar as Normas de acesso ao teatro se for assistir um espetáculo. Na visita guiada fui de bermuda e não tive problema, mas para um espetáculo não é permitido.

Um pouco da história do teatro.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro localiza-se na Cinelândia (Praça Marechal Floriano), no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), no Brasil.

Inaugurado em 1909, como parte do conjunto arquitetônico das Obras de Reurbanização da Cidade do Rio de Janeiro (RJ), e abertura da Avenida Central, durante a prefeitura de Pereira Passos, exerce desde sua inauguração um importante papel para a cultura carioca e nacional, recebendo em seu palco importantes artistas, orquestras e companhias de Balet.

A atividade teatral era, na segunda metade do século XIX, muito intensa na cidade do Rio de Janeiro. Ainda assim, a cidade não dispunha de uma sala de espetáculos que correspondesse plenamente a essa atividade e que estivesse à altura da então capital do país. Os seus dois teatros, o de São Pedro e o Lírico, eram criticados pelas suas instalações, quer pelo público, quer pelas companhias que neles atuavam.

Após a Proclamação da República brasileira (1889), em 1894 o autor teatral Arthur Azevedo lançou uma campanha para que um novo teatro fosse construído para ser sede de uma companhia municipal, a ser criada nos moldes da Comédie-Française. Entretanto, naqueles agitados dias, a campanha resultou apenas em uma lei municipal, que determinou a construção do teatro municipal. Essa lei não foi cumprida, apesar da cobrança de uma taxa para financiar a obra. Observe-se que a arrecadação desse novo tributo nunca foi utilizada para a construção do teatro.

O edifício foi iniciado em 1905 sobre um alicerce de mil e seiscentas estacas de madeira fincadas no lençol freático. Para decorar o edifício, foram chamados os mais importantes pintores e escultores da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli.Também foram recrutados artesãos europeus para executarvitrais e mosaicos.

Finalmente, quatro anos e meio mais tarde – um tempo recorde para a obra, que teve o revezamento de 280 operários em dois turnos de trabalho – no dia 14 de julho de1909 foi inaugurado pelo então presidente da República, Nilo Peçanha, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Serzedelo Correia era o então prefeito da cidade.

Originalmente com capacidade para 1.739 espectadores, em 1934, com a constatação de que o teatro estava pequeno para o tamanho crescente da população da cidade, a capacidade da sala foi aumentada para 2.205 lugares. A obra, apesar de sua complexidade, foi realizada em apenas três meses, também tempo recorde para a época. Posteriormente, com algumas modificações, chegou-se ao número atual de 2.361 lugares.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro ostenta obras dos mais renomados artistas brasileiros da época de sua construção como as pinturas de Eliseu Visconti, Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo, além das esculturas de Rodolfo Bernardelli.

Eliseu Visconti foi o principal decorador do teatro, sendo de sua autoria todas as pinturas da sala de espetáculos incluindo o pano de boca (maior tela já pintada no Brasil), o teto sobre a platéia (plafond) e o friso sobre o palco (proscênio). Também de Eliseu Visconti são as pinturas do “foyer” do teatro (teto e painéis laterais), consideradas como obra prima da pintura decorativista no Brasil. Rodolfo Amoedo executou oito pinturas nas paredes laterais das rotundas do “foyer”, sendo de Henrique Bernardelli a autoria das pinturas dos tetos das duas rotundas. O restaurante Assirius, no subsolo do teatro, tem a particularidade de ter uma decoração em estilo assírio.

Em 1973, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico. Com projeto arquitetônico, de estilo eclético, é de autoria de Francisco Oliveira Passos, que teve a colaboração de Charles Garnier. O desenho do prédio foi inspirado no da Ópera de Paris e, para sua construção, todo o material foi importado da Europa, incluindo mármores, ônix, bronze, cristais, espelhos, mosaicos, vitrais e a maquinaria do palco. O Teatro ostenta uma ornamentação requintada com bronzes dourados, vitrais, lustres de cristal, mosaicos, colunatas e escadarias de mármore. As grades dos salões são em estilo “Art Noveau”.

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O teatro é bem legal, uma verdadeira aula de história. O interior é tão bonito quanto a área externa, com uma grande variedade de estilo.

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2 comentários em “Theatro Municipal do Rio de Janeiro

  1. naViagemcomCamila
    10 de julho de 2012

    Tenho muita vontade de entrar aí. Das 2 vezes que estive no Rio não consegui entrar. Você me ajudou a matar um pouquinho da vontade de ver essa belezinha por dentro. Valeu! =)

    • Mateus
      10 de julho de 2012

      Quem bom. Agora só falta ao vivo, que é fascinante.
      A reforma deixou o teatro muito bonito, e a noite com a iluminação é legal de se ver.
      Abraçø

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Publicado às 9 de julho de 2012 por em América do Sul, Brasil, Teatro e marcado , , , , .

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