Curtindo O Mundo

"Wanderlust"

Pico da Bandeira [Alto Caparaó-MG]

Foto: by Lilian

A viagem da vez foi “A conquista do Pico da Bandeira”, por convite de uma amiga (obrigado Lilian!!!) resolvi ir fazer o trekking até o Pico.

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude.

Localização

O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama-ES e Alto Caparaó-MG. Coordenadas do Pico: 20º26’04” de latitude sul e 41º47’44” de longitude oeste.

A Viagem

Saí do Rio de Janeiro-RJ às 5:40 da manhã, com destino ao Alto do Caparáo-MG, já que a subida seria realizada pelo lado mineiro da trilha, mais leve. Por volta de 11:30AM cheguei por lá. As estradas estão boas e com boa sinalização desde o Rio de Janeiro até Minas Gerais. Na ida fui pela BR-040 até Três Rios/RJ – Além Paraíba/RJ (BR-116) – Muriaé/MG – Carangola/MG – Alto Caparaó/MG, pedágio na BR-040 (Até Três Rios/RJ: 2 x R$ 9,00) e na BR-393 (R$4,50).

A volta foi: Alto Caparaó/MG – Carangola/MG – Muriaé/MG – Teresópolis/RJ – Rio de Janeiro/RJ, pedágio na BR-116 (R$12,20).

A Conquista

Cheguei a cidade de Alto Caparáo-MG por volta do 12:00AM, estava um calor danado, mas com um céu limpo e sem nuvens, excelente para subir o pico. Na entrada do Parque descobrimos que não teríamos suporte das mulas, que só trabalham no fim de semana, e como era sexta tivemos o acampamento com toda bagagem e comida nas costas (viramos mulas!!!). Lição: Realmente levar o necessário é fundamental e só conte com as mulas no Sábado e Domingo, rsrsrs ;).

Galera que conhecemos no meio do caminho. Foto: by Lilian

A primeira parte é a subida até o Terreirão, à partir da Tronqueira (onde estacionamos o carro), subimos por volta das 14:00AM. Uma trilha nível médio com distância de 3,0km, mas realizada com peso nas costas se torna pesada, nossa pensei que não acabaria nunca, acho que estava com uns 15kg nas costas. O peso tornou a trilha bem puxada e cansativa, levei umas 2hs, compensado pelo ar puro e a paisagem que recarregam as energias a todo tempo. Levei um bastão de trilha que auxiliou bastante a diminuir a carga sobre os joelhos. Durante a trilha encontramos vários trilheiros, que acabaram nos incentivando e dando dicas.

Chegamos ao terreirão por volta das 17:00, o que nos deu tempo de ver o pôr-do-sol entre as montanhas, visual incrível, uma amostra do que estaria por vir. Montamos acampamento perto dos banheiros, para não nos perdermos ou congelarmos durante o percurso. E tivemos a infelicidade de algumas pessoas ficarem gritando durante à noite, estranho por que nem era lua cheia?!. Mas tudo correu bem. O frio chegou rápido, por volta dos 10˚C às 21:00hs.

Galera trilheira. Foto: by Lilian

A noite dá pra ver bem o céu estrelado e contei umas 5 estrelas cadentes (será que vou ficar rico? 😉 ),  incrível como a vida urbana nos priva dessas coisas, dava para se passar a noite desenhando imagens naquele céu estrelado. Preparamos um café quente, e comemos um macarrão instâtaneo e fomos dormir, afinal iríamos acordar às 2:30.

Por volta das 2:30, já grupos estavam pegando a trilha para o Pico da Bandeira, tinha muitas pessoas indo, o que torna mais seguro a trilha. Lanterna é fundamenta, uma boa lanterna, já a trilhas tem muitas pedras e buracos, além é claro, de ir bem agasalhado (um bom corta vento é aconselhável) por que venta muito, aumentando a sensação de frio, menor temperatura aferida foi de -3˚C, durante a subida. Alguns pontos encontramos corrégos congelados, confirmando assim o frio do caramba que estava sentindo.

GOPR1057

Aurora muito show

Nascer do Sol. Foto: by Lilian

Chegamos ao Pico uns 30min antes do nascer do Sol,  e aguardamos calmamente e quase congelando. O visual compensa qualquer sacrifício, não temos como pensar em coisas ruins, o astral do lugar nos faz pensar como é bom viver.

GOPR1076

GOPR1068

Foto: by Lilian

GOPR1088

Córrego congelado. Foto: by Lilian

Levamos uma garrafa térmica com agua quente para fazer um café ou um macarrão instantâneo, e alguma comida para tomar no café da manhã, como pão de forma, patê de presunto, castanha de caju, pistache, amaranto, etc…(energia rápida!).

Cristais de gelo Foto: by Lilian

Voltamos por volta das 11:00 da manhã, já não tinha quase nimguém no pico, e decidimos assim descer, na volta que vi o trecho que percorremos e como o caminho é bem acidentado com pedras e buracos. Descemos mais rápido, a luz do sol auxilia pra ver onde pisa, o que foi mais sossegado. O corrego no caminho próximo ao pico ainda estava congelado, muito louco!.

GOPR1082

Vale da subida. Foto: by Lilian

Pedras empilhadas. Foto: by Lilian

Flor vermelha. Foto: by Lilian

A paisagem no caminho de volta é muito bela, um enfileirado de montanhas. Para nossa sorte no caminho de volta as mulas estavam disponíveis para descer com a nossa bagagem (custo descida mulas: R$60,00). Por volta das 13:30, já estava a caminho de casa.

Ano que vem (2015) pretendo voltar a esse lugar, vale a pena.

Custos:

Rio de janeiro-RJ-Alto Caparaó-MG: R$ 250,00 (ida e volta); combustível de carro.

Pernoite no Parque Alto Caparaó-MG: R$ 12,50 (entrada) + R$ 6,00 (pernoite).

3 comentários em “Pico da Bandeira [Alto Caparaó-MG]

1. Isidoro
    12 de outubro de 2014

Molto bello il paesaggio, e le foto sono uma meraviglia.

• Mateus
      25 de outubro de 2014

E ‘davvero un posto molto bello e tranquillo.

2. Lilian
    22 de setembro de 2014

Como te disse, adorei o post. Parabéns!!! Show! =)

Comente, comment, Kommentar, コメント, reactie, ความคิดเห็น!!! Obrigado

Informação

Publicado às 25 de agosto de 2014 por em América do Sul, Brasil, Viagem e marcado , , , , , , , , .

Translator

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.